7 de agosto de 2012

Casa Zé no Manual do Construtor





Área do terreno : 487,50 m2
Área construída : 200 m2


"O conceito sustentável  faz parte dessa casa situada na cidade de Ituverava, no interior de São Paulo. Além de placas coletoras de energia solar na cobertura, também há sistema de captação de água para regar jardins e lavar pisos externos. "Como o lote era grande e com boa área permeável para alimentar o lençol freático, não houve necessidade de teto verde, o que encareceria a obra e poderia gerar gastos desnecessários com manutenção", justifica o arquiteto Guilherme Mattos.
Foram usadas telhas de alumínio sobre as lajes de cobertura para refletir os raios solares e favorecer a condição termoacústica interna.
"Também optamos por vedações em alvenaria de blocos cerâmicos, estrutura em concreto armado convencional e colunas em formas de PVC ou do próprio bloco, dispensando o uso de caixas de madeira", comenta.
Médico e pai de dois filhos, o cliente desejava morar em uma casa térrea compacta e contemporânea. Para atender ao pedido, o arquiteto elaborou um projeto composto por sala com dois ambientes, suíte completa, dois quartos, banheiro social, varanda, área para churrasqueira móvel e garagem para dois carros e um pequeno veleiro. "Também foi feito um bom pé-direito e aberturas cruzadas para favorecer a ventilação, já que a residência está localizada em uma região de clima mais quente", observa o arquiteto.
Para Guilherme, a ortogonalidade, racionalidade e dimensionamento corretos são diferenciais importantes do projeto. "Tudo isso resulta em uma contrução que respeita os limites do necessário e suficiente", finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário